google.com, pub-3398365587585787, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Lavar o cabelo todo dia faz mal?

Lavar o cabelo todo dia faz mal?

lavar cabelo todo dia

Esta é uma dúvida que é recorrente para a maioria das pessoas. Muitos mitos e verdades cercam este tema, mas afinal, lavar o cabelo todo dia faz mal?
Com a ideia de solucionar este tema tão polêmico, a Bem Estar Saúde Plus levantou alguns questionamentos que permeiam nossas mentes e como é de praxe nossa preocupação com sua boa leitura, este artigo foi divido em tópicos, para ficar bem mais agradável de ler.

cabelo com shampoo

#1 Mais importante é o COMO se lava e não o QUANDO se lava

É primordial entender que aquilo que realmente faz a diferença em saber se lavar o cabelo todo dia faz mal, é o COMO você está lavando seus cabelos e não QUANDO os lava.
Principalmente no frio, colocamos o chuveiro no mais quente possível, o que acaba gerando problemas para o couro cabeludo, ressecando e quebrando nossos cabelos. A água fria ou morna é a melhor opção nesses casos, evite a água quente.
Se você quiser ser um pouco mais minucioso ainda, preocupe-se com a qualidade da água que está utilizando em seu cabelo, pois as companhias de água e esgoto costumam carregar no cloro, o que acaba também danificando seus cabelos.

lavar corretamente o cabelo

#2 O jeito correto de lavar os cabelos

A princípio, escolha o shampoo correto para o seu tipo de cabelo. Se seus cabelos são oleosos e você utiliza um shampoo para cabelos secos, a probabilidade de estar contribuindo para essa oleosidade é alta.
Tanto o couro cabeludo quanto os cabelos são estruturas delicadas, não os maltrate e muito menos esfregue com força. Coloque o shampoo direto no couro cabeludo e ao lavar o cabelo, destine a espuma do centro até as pontas.
Quando aplicar o condicionador, evite colocar no couro cabeludo, faça o processo inverso. O aplique no meio do cabelo e durante e priorize as pontas e o centro.

cabelo oleoso

#3 Lavar o cabelo todo estimula a oleosidade

Mesmo com todo o cuidado do mundo, lavar o cabelo todo dia estimula a oleosidade, independente se está utilizando os produtos corretos e do modo correto. Principalmente para quem já possui problemas crônicos, como a caspa.
Nestes casos o ideal é que lave o cabelo um dia sim um dia não, ou se possível, duas vezes na semana. Se não for incomodo esta periodicidade, você perceberá em poucas semanas um ganho de qualidade surpreendente.

secar cabelo corretamente

#4 Para quem pratica atividade física

Bom, se seu trabalho exige muito e acaba fazendo você suar em excesso, ou pratica algum esporte, ou ainda vai à academia sempre, evitar lavar os cabelos fica complicado não é mesmo? Neste caso, recomenda-se secar bem os cabelos após a lavagem.
Claro, tome cuidado com a temperatura do secador, o coloque de 20 a 30 centímetros dos cabelos e vá escovando seus cabelos para garantir sua secagem por completa.

Queda de cabeloConclusão

Respondendo a questão inicial:
“Faz mal lavar o cabelo todo dia?”
A resposta é sim, principalmente quando não temos os cuidados necessários com ele. Se teu cabelo já é oleoso, cuide bem do seu couro cabeludo para não ter problemas futuros com doenças capilares.
Por fim…
… Gostou do artigo? Tem mais alguma dica interessante para nos contar? Nós da Bem Estar Saúde Plus ficaríamos honrados de saber um pouco mais de sua experiência.

Envie seu comentário