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Joelho de corredor: o que é e como prevenir

Joelho de corredor: o que é e como prevenir

corredora

O esporte mais praticado no mundo é a corrida, mesmo como base para desempenhar outras modalidades. Um problema frequente que atletas experientes e de primeira viagem podem ter, é uma lesão chamada joelho do corredor.
Por esse motivo, nós do Bem Estar Saúde Plus, tivemos o cuidado e o carinho de separar este tema em 5 tópicos principais, sendo 3 sobre o conceito e consequências e outros 2 sobre como prevenir este problema.
Vamos a eles?

corredores amadores

#1 Joelho de corredor: O que é?

É uma espécie de tendinite que recebeu a popular denominação de “joelho de corredor”, que tem como característica as dores intensas no joelho, devido à deterioração da cartilagem que fica atrás da rótula (patela).
Essa deterioração da cartilagem faz com que o impacto do fêmur sobre o joelho seja cada vez mais intenso, graças à perda da proteção desta patela. O joelho de corredor é comum em esportistas, tendo sua maior incidência em praticantes da corrida.

#2 Joelho de corredor: Por que ele acontece?

Muito por conta do esforço repetitivo e exagerado na articulação de joelho, além de fatores como a má postura na hora da corrida, calçados inadequados e possíveis desalinhamentos dos joelhos e das pernas.
Outro fator que também aparece constante e que é pouco perceptivo é o desnível ou deslocamento da bacia, que acaba forçando somente um dos joelhos mais do que o outro.

tênis de corrida

#3 Joelho de corredor: Consequências

Esta é uma que afeta a cartilagem e é a consequência do joelho de corredor. Com o enfraquecimento da cartilagem atrás da rótula, as dores são gradativamente mais intensas.Se não tratado pode, com certeza, tirar você do esporte e em casos mais graves, até tirar você de atividades simples, como:

• Caminhar

• Subir escadas

• Agachar

#4 Joelho de corredor: Como prevenir 1

Se você é um praticante amador de esportes, tome cuidados básicos principalmente em relação ao seu calçado. Use o calçado correto para cada prática de esporte: para jogar tênis é um; para futebol outro e para corrida outro completamente diferente.Durante a prática de cada uma destas atividades, pense na postura! Procure observar o seu tipo de pisada quando corre, ou se possui algum vício…… Uma boa dica é pedir para um amigo ou familiar fazer isso por você!

dois corredores

#5 Joelho de corredor: Como prevenir 2

Esta dica é tanto para amadores quanto para atletas mais experientes: consulte um ortopedista e faça exames em seus joelhos para ver se você não tem propensão a desenvolver o joelho de corredor.
Aproveite que está em um profissional e peça orientação sobre o alinhamento de suas pernas, pés e quadril. É melhor fazer exames para prevenir do que fazer exames para remediar, pois são mais baratos, rápidos e melhores.
Conclusão
De todas as patologias que afetam esportistas, o joelho de corredor merece uma atenção especial. Esportes são feitos para melhorar sua mente e corpo e não para deteriorar sua qualidade de vida.
Se você possui sobrepeso, comece com atividades que não exijam tanto de seus joelhos. Fortalecê-lo antes de praticar a corrida, através da musculação, é uma saída interessante também.
Gostou deste artigo? Ajudou-te a entender o que é o Joelho de Corredor? Comente abaixo o que pensa sobre o assunto, adoraremos trocar experiências contigo!

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