google.com, pub-3398365587585787, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Exposição Solar: Tome Cuidado!

Exposição Solar: Tome Cuidado!

Nascer do Sol

Quando chega o verão logo nos vem à mente utilizarmos o calor a nosso favor não é? Praia, rio e piscina são boas opções com diversão garantida. O único problema é que junto com a diversão, existe a exposição solar intensa em ambientes com nenhuma ou quase nenhuma sombra.
Você realmente está tomando o cuidado necessário para evitar problemas futuros com boas práticas de proteção solar? É pensando nestes cuidados que, a equipe de pesquisa da Bem Estar Saúde Plus, separou 5 dicas importantes para você aproveitar os benefícios do sol sem prejudicar sua saúde.
Vamos a estas dicas?

Exposição ao sol

Exposição Solar: Dica #1 – Período ideal

Esta é uma dica que cansamos de ouvir em todos os lugares, mas quando estamos de férias simplesmente esquecemos o relógio. O período ideal de exposição solar é das 6h às 10h e das 16h até escurecer.
O intervalo entre 10 horas da manhã e 16 horas é o que promove a maior incidência de raios ultravioleta. Mesmo com a aplicação correta de protetor solar, uma exposição excessiva nestes horários podem acarretar complicações em curto, médio e longo prazo, como o câncer de pele.

Proteção Solar

Exposição Solar: Dica #2 – O bronze é gradual

Para quem está em busca de um bronze perfeito, pense em adquiri-lo gradualmente, pois a fixação da cor na pele leva pelo menos 48 horas. Querer recuperar o bronzeado de um ano todo em um dia é uma atitude irracional e que além de queimaduras, pode estar jogando fora todo seu esforço com a escamação posterior da pele.
Em 3 dias de sol, nos horários corretos, com o protetor certo é possível adquirir um bronzeado radiante e que não trará prejuízos posteriores.

Proteção antes de sair

Exposição Solar: Dica #3 – Passe o protetor antes de sair!

Um hábito comum é chegar à praia, arrumar um lugar para ficar e só depois passar o protetor solar. Errado! Isso possui dois problemas fundamentais:
1. O protetor leva em torno de 30 minutos para fixar na pele e garantir a proteção solar ideal. Dependendo da intensidade do sol, só este período já pode ser responsável por algumas queimaduras leves a moderadas.
2. Muitos têm o costume de aplicar o protetor solar e correr direto para água, o que é um erro. Mesmo os protetores solares com resistência a água precisam de um tempo para garantir sua fixação na pele.
Sendo assim, o interessante é já passar o protetor solar no momento antes de sair de casa!

Protetor solar

Exposição Solar: Dica #4 – Duração do protetor

Quem fabrica o protetor solar pressupõe que você ficará no sol de 3 a 4 horas (que seria das 6h às 10h e das 16 às 19h). Sendo assim um protetor não garante a proteção por mais de 4 horas de exposição solar.
Caso seja inevitável ficar mais de 4 horas de baixo do sol, procure fazer uma nova aplicação Ok? O ideal é que seja feito na terceira hora para garantir que o protetor fixará antes que esgote sua eficácia.

manhã nublada

Exposição Solar: Dica #5 – Dias nublados Enganam

Em torno de 85% dos raios ultravioletas ultrapassam as nuvens mesmo em dias nublados, ou seja, mesmo que o dia esteja encoberto por nuvens, é necessário realizar a aplicação de protetor solar.
Não se deixe enganar por um dia de temperatura baixa ou nublado, esse é um erro frequente da maioria das pessoas durante o período de férias.

Guarda sol proteção

Conclusão

O sol é pode ser um aliado ou um inimigo de sua diversão, cabe a você decidir qual lado quer que ele esteja. Aproveite suas férias, proteja-se e garanta a diversão sua e de sua família!
Gostou deste artigo? Tem mais alguma dica útil ou experiência que queira compartilhar conosco? Será uma honra para o pessoal da Bem Estar Saúde Plus saber sua opinião sobre o assunto!

Envie seu comentário