google.com, pub-3398365587585787, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Endorfina

Endorfina

neurotransmissor

Você já reparou como depois de uma atividade física a sensação de bem estar é inevitável? Muito disso é por conta da produção de endorfina.
A endorfina é um hormônio produzido através da atividade física, e regula a sensação de bem estar no corpo, além de equilíbrio e felicidade. Ela é responsável direta também por diminuir consideravelmente os níveis de estresse e ansiedade, sendo o melhor remédio contra elas, ao invés de antidepressivos.
O hormônio tem produção e liberação gradativas no corpo, então a partir do momento de início da atividade física, ele já começa a ser liberado. Contudo, alguns estudos ainda estão em desenvolvimento para se certificar se elas já fazem efeito instantaneamente ou só no dia seguinte.
Porém, durante um exercício físico ele não é o único hormônio a ser liberado. Juntamente, alguns outros tão importantes quanto, como o GH, são liberados aos poucos. A produção e a liberação é diretamente proporcional ao tempo e a intensidade de cada exercício.

cerébro sistema nervoso

Como a endorfina age?

Alguns estudos já apontaram que entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos não há muita diferença na quantidade de endorfina produzida. Ambos são bastante eficientes na produção e liberação do hormônio.
Também já foi descoberto que o hormônio pode funcionar como um analgésico natural, inibindo a dor. Por esse motivo, alguns tratamentos começaram a utilizar a endorfina para reduzir a dor de lesões corporais.
Alguns procedimentos são tomados para que o corpo libere maiores quantidades do hormônio sem necessariamente estar em movimento. Por esse motivo praticar exercícios físicos podem atenuar a dor muscular, e não piorar, como muitos pensam.
O melhor remédio para combater problemas como ansiedade, depressão, estresse, dores e mau humor são fazendo algum tipo de atividade física. De qualquer modo, é importante que antes de começar a fazer qualquer atividade seja feita uma avaliação para ver como está o seu físico.
Caso não pratique nenhum exercício há muito tempo, começar com algum de maior intensidade poderá causar algum problema mais grave de saúde.

Benefícios da endorfina

A endorfina pode trazer para o corpo uma série de benefícios. Confira alguns abaixo!
1- É um analgésico natural. Por esse motivo, cura dores musculares, às vezes melhor do que remédios, que não buscam a origem do problema, e sim tratam de um modo superficial.

2- É relaxante. Depois de uma atividade física, a liberação de endorfina não só causa sensação de bem estar como de relaxamento.

3- A liberação do hormônio também faz com que o físico e o psicológico se fortaleçam. Sem contar que vários outros sistemas do corpo, como principalmente o imunológico sejam regulados.

4- O hormônio também tem propriedades antioxidantes. Isso significa que ela retarda o envelhecimento celular, ou seja, o envelhecimento precoce.

5- Atua também em regiões do cérebro que controlam a memória e a concentração, aguçando ambos.

6- Tem importante papel na regulação do colesterol. Ao mesmo tempo em que diminui as quantidades do colesterol ruim, aumenta o do bom.

7- A endorfina também ajuda a emagrecer. Além disso, melhoram a qualidade do sono de quem pratica exercícios físicos.

 
memoria endorfina

A prática de exercícios com consequente liberação do hormônio reduz consideravelmente as chances de se desenvolver vários tipos de doenças em vários sistemas do corpo.
A liberação do hormônio traz uma série de benefícios para o corpo, e de modo geral, quem pratica exercícios sente uma melhora considerável em tudo o que faz.
Quando estamos nos sentindo com aquela sensação de bem estar, tudo é feito de maneira bem mais prazerosa. Estudar, trabalhar, dormir, se exercitar, praticar um esporte, se relacionar com alguém, e até as pequenas coisas são feitas de modo diferente.
Não importa o que você decida fazer, contanto que seja um exercício físico. O importante mesmo é se movimentar! O resto, pode deixar que a endorfina cuidará para você!

Envie seu comentário