google.com, pub-3398365587585787, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Dicas Preciosas para Como Combater a Insônia

Dicas Preciosas para Como Combater a Insônia

Duas horas da manhã, você vira para um lado, vira-se para o outro, ajeita o travesseiro, levanta, volta à deitar, e nada do sono chegar. As horas passam, e você imagina quantas tarefas tem para realizar no dia seguinte, sofrer de insônia pode ser desesperador. Contudo, não se preocupe mais, mostraremos aqui, 8 dicas preciosas para combater a insônia.

combater-a-insonia

1 – Faça do seu quarto um lugar convidativo.

 

Mantenha seu quarto o mais simples possível, elimine a desordem ou qualquer coisa que possa causar distrações como, cores fortes, luminárias que giram, televisão, som alto, celulares ou tablets.

Procure manter a porta fechada e o barulho lá fora. Verifique as condições de seu colchão, veja se ele atende às suas necessidades como, peso certo e altura adequada, pois o uso contínuo de um colchão errado, não só aumentará o problema com a insônia, mas também problemas musculoesqueléticos.

 

2 – Use a cama apenas para dormir e sexo.

 

Evite usar sua cama para atividades como trabalhar, ver tv, comer, ou quaisquer outras atividades. Se você possui o hábito de leitura, procure ler apenas livros com conteúdos leves, relaxantes, evite histórias de terror, economia, aventura entre outros.

Os terapeutas costumam usar o “recondicionamento” como parte de um plano de tratamento para combater a insônia. Com este método, as pessoas são “recondicionadas” a associarem suas camas ao sono. Se não está conseguindo dormir, saia da cama e mude para outra sala, de modo que você apenas associe a cama com o sono.

3 – Estabeleça um ciclo regular de sono.

 

Procure organizar seu relógio interno, também conhecido como relógio biológico, ele é responsável por regular os horários das necessidades de nosso corpo, entre elas o sono.

 Uma boa maneira de começar, é procurar dormir todos os dias no mesmo horário, e levantar-se na mesma hora, mesmo nos fins de semana.

 Evite frequentar eventos que se prolonguem pela madrugada, lembre-se, você estar tratando um distúrbio sério, e o autodomínio faz parte deste tratamento.

4 – Não cochile.

não cochilar

 

– Ah!!! como é gostoso um soninho a tarde, mesmo que seja por meia hora… Embora pareça extremamente tentador, mas, estudos têm demonstrado que cochilar a tarde é o primeiro passo para a insônia crônica.

 Um cochilo a tarde, embora prazeroso, vai dificultar que você tenha sono a noite, especialmente se este for depois das duas da tarde. Até mesmo aquele sono “extra” nos finais de semana, pode alterar seu horário normal de sono e isso vai piorar a insônia no meio da semana.

5 – Limite o consumo de cafeína à tarde e à noite.

Existem hoje muitas fontes de cafeína em nosso dia a dia, entre elas os chocolates, cafés, e os refrigerantes a base de cola.

Desta forma, evite o consumo exagerado desses alimentos, pois a cafeína irá atuar como estimulante, produzindo altas doses de adrenalina, afastando o sono enquanto a mesma fizer efeito.

6 – Cuidado com a ingestão de álcool.

cuidado com consumo de alccol

 

Não consuma bebidas alcoólicas pelo menos 3 horas antes de ir para a cama, mesmo em quantidades pequenas, o álcool pode alterar seu sistema nervoso central, afastando de vez o sono.

 O uso regular de álcool ao longo da semana, irá desregular seu relógio interno, e todo o tratamento terá sido em vão. Já o uso excessivo de bebidas alcoólicas, embora em alguns casos leve a sonolência, ainda assim, a qualidade deste sono será insatisfatória.

 Em resumo, o álcool é um grande parceiro da insônia. O tabagismo também pode piorar a insônia.


7 – Coma pequenos lanches à noite.

 Quando o assunto é combater a insônia, comer muito à noite ou comer antes de ir para a cama pode não ser uma boa ideia.

 Procure alimentar-se a noite com pequenos lanches, nada muito pesado, de preferência alimentos líquidos. Evite frituras, massas, comidas apimentadas, exóticas, farinhas, troque o café por uma boa xícara de chá de camomila, marcela ou erva cidreira.

 Agora se não consegue ficar saciado apenas com lanches à noite, pelo menos procure se alimentar entre 3 a 4 horas antes de ir para a cama dormir, espere até que a digestão seja feita, isso não só irá combater a insônia como evitar outros problemas de saúde.

 Um estudo recente realizado no canadá com 50 pessoas, metade homens e metade mulheres, mostrou que todos os que foram dormir com o estômago cheio, tiveram fortes pesadelos e fadigas a noite, e destes, 80% não conseguiram atingir o sono profundo.


8 – Pratique o Relaxamento

pratique relaxamento

 

Tente liberar sua mente, procure evitar pensamentos de distração ou problemáticos, e envolva-se em uma atividade relaxante e prazerosa, como ler, ouvir música ou assistir a um filme agradável.

São poucos os problemas que você irá conseguir resolver à noite, assim deixe para amanhã o que não conseguir resolver ao longo do dia.

Problemas financeiros tiram o sono de qualquer um, mas, lembre-se, com a cabeça fria, a mente relaxada, ficará mais fácil encontrar uma solução.

Não pratique exercícios intensos antes da hora de dormir, ao contrário, procure alongar-se. Uma boa técnica é tentar ficar imóvel, relaxar ao máximo, ouvir apenas o som do ambiente.

Baixe e ouça sons relaxantes da natureza, como o barulho da água, canto de pássaros, do vento, etc.

Estas são dicas simples que você poderá aplicar hoje mesmo, não exigem muito esforço, nem gasto algum, se conseguir reeducar sua rotina, dificilmente irá precisar de medicamentos no futuro.

Gostou do artigo? Conhece alguém que está sofrendo de insônia neste momento?

 Então não perca tempo, compartilhe, envie agora mesmo este artigo para ela, ajude a melhorar sua qualidade de vida.

 

Envie seu comentário