google.com, pub-3398365587585787, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Cabelos compridos contribuem para a calvície?

Cabelos compridos contribuem para a calvície?

Calvíce

A calvície e a queda de cabelos são problemas capilares que aterrorizam uma grande porcentagem de homens no Brasil e no Mundo. Cuidados especiais com os cabelos, à saúde e fatores genéticos podem ser fatores envolvidos com estes problemas, agora, será que deixar os cabelos compridos contribuem para a calvície?

Para solucionar esta dúvida, o blog Bem Estar Saúde Plus realizou pesquisas sobre o tema e sintetizou estas informações de forma prática e de fácil compreensão. Primeiramente, vamos entender o que é a calvície?

calvíce definição

1º – O que é a calvície?

A definição mais aceita é de que a calvície do homem é uma queda total ou parcial dos cabelos e é causada por uma alteração genética, hereditária, provinda de uma substância chamada DHT.
Estudos foram realizados entre calvos e pessoas que não sofrem da calvície, onde foram constatados níveis altos dessa substância no couro cabeludo.
Outro detalhe é que uma substância chamada 5-alfa-redutase é principal responsável na formação deste DHT.

Fases da Calvíce

2º – Por que a calvície acontece?

Tanto a ocorrência da calvície, quanto a idade com que ela começa a surgir, depende da quantidade de genes que foram herdados do pai, da mãe ou de ambos.
As características e indícios de que ela irá acontecer, ocorre principalmente com o encurtamento de seus cabelos, o afinamento do mesmo e o desbotamento dos fios na parte de frente da cabeça. Com o passar do tempo, os folículos capilares vão morrendo.

couro cabeludo

3º – Qual o motivo do calvo não perder os cabelos laterais?

Os cabelos laterais e da parte de trás da cabeça não costumam cair, pelo simples fato desses genes herdados de seus pais não afetarem os cabelos laterais.
Eles afetam exclusivamente os cabelos superiores, claro que existem pessoas que perdem todo o cabelo, mas isso acontece por outros motivos que não o da calvície.

Homem cabelo comprido

4º – Mas afinal,cabelos compridos contribuem para a calvície?

Para a calvície em si não, mas para a queda de cabelos sim. Não pelo fato de seu cabelo estar comprido, mas pelo cuidado que você tem com ele. Vamos apontar alguns fatores primordiais que contribuem com a queda de cabelos:
1. Principalmente na lavagem e pós-lavagem. Quando lavamos os cabelos compridos, deve-se colocar o shampoo no couro cabeludo e massagear até as pontas. Já o condicionador não pode ser adicionado direto no couro cabeludo, pois pode enfraquecê-lo provocando a queda de cabelos.
2. Se você possui cabelos encaracolados, não utilize pentes finos, opte pelos pentes com espaçamento longo ou escovas. Evite deixar os cabeços embaraçados, isso também contribui para a queda de cabelos.
3. Um terceiro fator para a queda de cabelos é utilizar chapéus ou bonés em ambientes úmidos ou com o cabelo molhados e o grande vilão desta queda de cabelos é prender seus cabelos sem que ele esteja totalmente seco.
A alimentação é um quarto fator que tem parcela importante na queda de cabelos. Se você acredita se alimentar bem e leva uma vida saudável, vá a um dermatologista e verifique se não estão faltando algumas vitaminas necessárias para manter seus cabelos onde eles deveriam estar.

Conclusão

Cabelos compridos contribuem para a calvície? A resposta é não! A calvície é provinda de fatores genéticos.

Envie seu comentário