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Atividade Física para Hipertenso

Atividade Física para Hipertenso

medindo a pressão

A hipertensão requer cuidados diários para manter uma qualidade de vida adequada. Há a possibilidade de prescrever atividade física para hipertensos?
Também conhecida como pressão alta, a hipertensão é considerada um dos males silenciosos e um grande inimigo de nosso bem-estar. Além de atividade física para hipertensos, você conhece outras maneiras de aliviar os riscos da hipertensão
Entende-se como pressão arterial a força que faz com que o sangue seja bombeado pelo coração e através dos vasos sanguíneos. Batendo de 60 a 80 vezes por minuto, de 5 a 6 litros de sangue são transportados na mesma quantia de tempo.
Impressionante, não é?
A hipertensão arterial é uma doença crônica – ela não tem cura – e também assintomática – ou seja, ela passa despercebida, e poucas pessoas podem sentir alguns sintomas que possuem relação a ela.

Artéria sanguinea

Quando é hipertensão e quais são as causas e sintomas?

A hipertensão, em média, atinge cerca de 30% a 35% da população, com idade superior aos 40 anos. Existe problemas de hipertensão em jovens também, é claro, mas é uma taxa relativamente considerável.
A hipertensão tem como pressão do sangue igual ou maior de 140/90 mmHg, ou popularmente conhecido apenas como 14 por 9 (14×9), quando o indivíduo está repousando.
Cerca de 90% dos casos, a causa da hipertensão é pelo histórico familiar – se torna uma doença hereditária. Contudo, outras doenças associadas e outros fatores de risco podem causa-la também, como, por exemplo:
• Distúrbios da tireoide,
• Má alimentação,
• Sedentarismo,
• Obesidade,
• Problemas renais,
• Problemas de sono,
• Idade,
• Fumo e ingestão de bebidas alcoólicas,
E outras como colesterol alto e diabetes.
Como comentado, não sente-se sintomas. No entanto, algumas pessoas apresentam alguns sinais que podem ser decorrentes da pressão arterial alta, como é o caso de dores de cabeça e no peito, visão embaçada, zumbido no ouvido, sangramento no nariz, fraqueza e tonturas.
Riscos da hipertensão
Sem o diagnóstico correto da hipertensão, o cidadão pode correr grandes riscos:
• Derrame,
• Acidente Vascular Cerebral (AVC),
• Insuficiência renal,
• Ataque cardíaco,
• Cegueira,
• Impotência,
• Isquemia do coração,
E diversas outras sérias complicações que impactam a qualidade de vida da pessoa.

Exercícios para Hipertensos

Benefícios da atividade física para hipertensos

Nossa vida moderna tem enorme influência em como nossa saúde age. Isso porque, especialmente em centros urbanos, vemos a falta de atividade física.
Então, qualquer um hoje, sente que está caminhando para o terreno do sedentarismo. E querendo ou não, nossas atividades diárias – em empresas, principalmente – nos induzem ao sedentarismo. Tudo está ficando mecanizado, e tendência é deixarmos as máquinas resolverem todos os problemas que surgirem.
É de conhecimento geral que o sedentarismo facilita o aparecimento (e aumenta a gravidade) de variadas doenças, e entre elas está a classe dos hipertensos.
A atividade física para hipertensosé um método corretivo para esse sedentarismo perigoso e para combater (e prevenir) outras doenças (basicamente de cunho cardiovascular) – especialmente a hipertensão arterial!
Mas é válido saber que a correção de nossos hábitos deve ser levada ao longo da vida, e não apenas para um determinado momento de nossas vidas. Isso acontece para a atividade física para hipertensos também.
Os exercícios físicos podem ser considerados o principal aliado no combate – e na prevenção – da hipertensão arterial, e faz parte do tratamento não medicamentoso, ou seja, é o tipo de tratamento que pode fornecer os melhores resultados.

Exercícios e Hipertensos

Hipertensão arterial x atividade física

A atividade física para hipertensos, juntamente com uma boa alimentação e apoio familiar são chaves para um melhor bem-estar físico e mental, e no real controle da hipertensão! A medicação pode até ser reduzida ou suspensa se a prática física for constante!
A atividade física para hipertensos deve ser feita regularmente, e com liberação e monitoração médica. Uma avaliação clínica anterior deve ser submetida para ver a capacidade da prática física.
É claro que a atividade física para hipertensos deve ser iniciada quando houver um equilíbrio da taxa de pressão arterial. Além disso, seu controle é essencial durante os exercícios.
Geralmente, sugere-se a prática de exercícios aeróbicos:
• Caminhar,
• Pedalar,
• Correr,
• Nadar,
• E até dançar.
A intensidade do exercício deve ser de categoria leve a moderada. O ideal é praticar no mínimo três vezes por semana, com duração de 30 a 60 minutos.
É contraindicado o uso de força, para que não haja aumentos da pressão durante a prática.
A atividade física para hipertensos, regularmente, pode provocar alterações fisiológicas no sistema cardiovascular, melhorando e aumentando o volume de oxigênio – e claro – diminuindo a pressão arterial. Com isso, o bem-estar e outros benefícios para a saúde podem ser facilmente sentidos!

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