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Alimentos e Diabetes: Não é só o Açúcar

Alimentos e Diabetes: Não é só o Açúcar

café da manhã

Afinal, não é só o açúcar? Para quem tem diabetes ou tende a desenvolver devido a fatores familiares, existem curiosidades que devemos nos atentar. É possível viver uma vida normal, como a de qualquer pessoa, apenas é necessário tomar cuidado com a alimentação.
Entenda que alimentos e diabetes podem ser amigos ou inimigos e se você pensa que só evitando a adição de açúcar nos alimentos, está totalmente enganado, não é só o açúcar.
O blog Bem Estar Saúde Plus trás algumas informações fundamentais para você que possui ou é interessado em saber um pouco mais sobre alimentos e diabetes.

chocolate diabete

#1 – Entenda o que é o diabetes

O diabetes é uma doença que possui como característica principal a deficiência da ação do hormônio insulina, que é produzido pelo pâncreas. Esta insulina tem como função a inserção de glicose em suas células, assim estas células podem utilizar esta glicose como fonte de energia.
Caso haja a falta desta insulina, existe o que chamamos de hiperglicemia.

#2 – Não é só o açúcar.

Se você acha que só evitar comer produtos com a adição de açúcar, substituir açúcar convencional pelo adoçante… Está completamente enganado e é possível que você esteja comprometendo sua saúde.
O problema é a glicose e não o açúcar… E a glicose está presente na maioria dos alimentos da dieta básica dos brasileiros

refrigerantes diversos

#3 – Onde está esta glicose?

Já ouviu falar de carboidratos? Então eles são açucares também, ou seja, o pãozinho francês que comeu de manha é puro açúcar…
… O macarrão que comeu no almoço é puro açúcar e até a batata e a beterraba são açucares puros.
Caso esteja pensando em viver de leite… Nele também contém açúcar! É muito por isso que este leite sem lactose está fazendo tanto sucesso ultimamente.
A Lactose, ou açúcar do leite é um dissacarídeo (um açúcar formado por 2 moléculas, sendo uma a glicose), formado por galactose e glicose.

#4 – Como evitar esta glicose?

Uma dica é a famosa dieta da proteína. Quando restringimos o consumo de carboidratos, nosso fígado passa a entrar no estado de Cetose, quebrando moléculas de gordura para abastecer nosso corpo de energia.
Quando o fígado utiliza a gordura para este abastecimento de energia, produz 2 elementos básicos, um são os ácidos graxos e outro são os corpos Cetônicos.

gelatina diet

#5 – E a vontade de doces? Como faço?

O legal de uma dieta à base de proteínas é o controle da vontade de comer doces, algo frequente em diabéticos. Caso você não consiga evitar mesmo essa vontade, nossa dica é abastecer sua geladeira de gelatinas diet.
Além de baixíssima caloria, pode-se comer a vontade e possui a quantidade zero de açucares.
E os refrigerantes? Se você é um apaixonado em refrigerantes, opte pelos refrigerantes de limão de baixa caloria (como a H2Oh, por exemplo). O único problema desses refrigerantes é a quantidade de sódio que eles possuem.

Conclusão

Alimentos e diabetes possuem uma relação intrínseca com sua saúde. Escolha com sabedoria sua dieta e leve uma vida saudável, longínqua e sem complicações.
Este artigo foi útil para você? Comente abaixo o que pensa sobre alimentos e diabetes. Ficaremos lisonjeados em conhecer sua experiência a respeito deste tema.

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